santa maria

Estudante da UFSM vira réu em caso de injúria racial

Thays Ceretta

Foto: Renan Mattos (Diário)
Elisandro negou as acusações durante uma entrevista coletiva no dia 8 e maio e afirmou ter o costume de emprestar o celular para os colegas de aula

O estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elisandro Ferreira, 44 anos, virou réu na Justiça no caso de injúria racial em que ele mesmo diz ter sido vítima. A 2ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria aceitou, no dia 28 de maio, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) onde ele é apontado como autor do envio de mensagens para o seu próprio telefone e, também, para o de uma colega. O fato aconteceu em 2017 e, na época, ele mesmo comunicou o fato à Polícia Federal (PF).   

Conforme o MPF, o estudante foi indiciado por quatro crimes: ameaça e injúria racial, por suspeita de ter enviado mensagens com esse teor para Fernanda; falsidade ideológica, por suspeita de ter usado os dados de um terceiro na compra do chip e, por fim, denunciação caluniosa por suspeita de mover uma investigação de um crime que sabia ser inexistente. A investigação foi feita por peritos da Polícia Federal (PF).

- Na semana passada, o juiz analisou minha denúncia e considerou que todos os requisitos estavam preenchidos para que fosse instaurada a ação penal, ou seja, isso quer dizer que o juiz aceitou a denúncia e ele é réu na ação penal. Não mudou nada das provas que temos conforme foram apresentados pelas Polícia Federal. A partir de agora, o réu vai ser citado para apresentar a defesa prévia para se defender da acusação e aí então vai ser marcada a audiência para ouvir as testemunhas e ouvir o réu - explicou a procuradora da República Camila Bortolotti.

FOTOS: policiais fazem surpresa para adolescentes de aniversário em Santiago

Segundo a assessoria de comunicação da 2ª Vara da Justiça Federal, o juiz Daniel Antoniazzi, que assinou o despacho, deu prazo de 10 dias, a contar do recebimento da intimação para que a defesa apresente sua alegação. Caso isso não ocorra no prazo determinado, o juiz determinou que a Defensoria Pública se encarregue da defesa. O réu deve ser intimado na próxima semana.

Durante uma coletiva de imprensa convocada por Elisandro e pelo advogado dele, Patrik de Oliveira, o estudante negou as acusações pelos crimes aos quais foi denunciado. Nesta sexta-feira, a reportagem tentou contato com o advogado do estudante, mas a ligação caiu na caixa postal. 

Ainda não há prazo para que seja marcada a audiência para o julgamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FOTOS+ÁUDIO: bombeiros e cães que atuaram em Brumadinho são homenageados pelo governador Anterior

FOTOS+ÁUDIO: bombeiros e cães que atuaram em Brumadinho são homenageados pelo governador

Depois de acidente, trânsito é liberado parcialmente na BR-287 Próximo

Depois de acidente, trânsito é liberado parcialmente na BR-287

Geral